Trovas e Serenatas

Trovas e Serenatas


Grupo de fados de Aveiro


O grupo foi fundado em 1996. Profissionalmente, os elementos do grupo consomem os dias, a existência, o viç(i)o nas mais diversas atividades mas isso não é especialmente relevante para o projeto musical em si… em lá, em B flat ou noutro tom qualquer…

Amigos antes de mais, sentem a música como uma forma espontânea de artesanato. Nas manifestações tradicionais da música popular, do fado, das baladas e barcarolas da Ria de Aveiro bebem a inspiração e o sentimento de um povo, de uma terra que se fez ao mar. Unidos num espírito de busca da verdadeira raíz da cultura e valores Lusos, dão-lhe expressão e interpretação próprias, sem o espartilho demasiado rígido de algumas formas instituídas.

As fontes são trovas, são menestréis e jograis, são cantigas de amigo, são fados e baladas, líricas mal-fadadas, lendas e narrativas, tradições castiças, vinho bom, broa de lavrador, toalhas de linho bordadas à mão, lenços de namorados, moliceiros pintados, amores imaginados.

Serenata! O momento mágico… a noite - dedicatória em verso-palavra à alma que atenta escuta disponível, de espírito simples e límpido... como uma criança. A alma sensível a uma certa saudade de momentos nem vividos, pessoas por conhecer, tradições já perdidas, ambientes abandonados à voracidade do progresso, do século; Saudade de músicas não compostas, amores jamais vividos, versos apenas ditos, do tempo que se nos foge...

O mais... são violas e guitarras, vozes e alma! De Aveiro para toda a Portugalidade… Serenata, Trova e… Liberdade!

De entre as muitas itinerâncias, contam-se Coimbra, Lisboa, Porto, Braga, Angra do Heroísmo, Boston, New Bedford, Newark, Providence, Guaratuba, Antonina, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Paris, Lyon, Luxembourg, Stuttgart, Bruxelas, Antwerpen, Liége, Zilina, Bratislava, Budapest, Cô, Bodo, Monte Gordo, Sevilha, Barcelona, …

Gravaram o seu primeiro disco, intitulado "Fado à Ria", em 1999.


( para mais informações, http://trovaseserenatas.blogspot.pt/