Anacris Gil

Anacris Gil


Cantora


Anacris Gil, nome artístico de Ana Cristina Afonso Gil, natural de Salvador da Bahia, nascida em 06 de Dezembro. Anacris Gil, que é filha e neta de cantores e instrumentistas portugueses (transmontanos) e brasileiros (baianos). Iniciou a sua carreira em 1980, cantando em eventos diversos e participando ativamente de espetáculos musicais nos mais conceituados teatros de Salvador-Bahia-Brasil.

A música sempre fez parte da sua vida desde a infância. Em 1984, recebeu um convite para integrar como intérprete na gravação do disco, na altura, em vinil, em uma de suas composições, intitulada " Caminheiro" do cantor e compositor Baiano, Wilson Aragão. O que deu-se numa grande repercussão na época. No mesmo ano, foi eleita cantora revelação da Bahia pela TV Itapuã-Salvador-Bahia-Brasil.

A Anacris Gil traz toda a musicalidade de raiz popular brasileira de qualidade, numa salada rítmica, própria da tradição musical brasileira. As suas atuações percorrem ritmos muito diversos, como Bossa Nova, MPB, Samba, Xote, Baião, Funk, Rock Brasil, Reggae, entre outros. Realizando uma série de eventos, fez concertos em vários lugares do seu estado, projetando-se também na Europa (Portugal), onde atualmente elabora projetos em parcerias com excelentes músicos, brasileiros e portugueses. As suas interpretações traduzem o ecletismo da música brasileira mais elaborada e contemporânea.

Gravou seu primeiro disco, independente, em 2010.