Miguel Marques

Miguel Marques


Sócio da PwC (PricewaterhouseCoopers)
Presidente do Comité Temático LIDE Economia do Mar, da associação LIDE


Miguel Marques é licenciado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto desde 1998, Revisor Oficial de Contas desde 2006, pós-graduado em Gestão Imobiliária pela Escola de Gestão do Porto e em Gestão e Liderança pela Universidade Católica de Lisboa.

Dentro das diversas funções que exerce na PricewaterhouseCoopers Miguel Marques é o Partner responsável pelo projeto Economia do Mar em Portugal e pertence à equipa global de especialistas em Economia do Mar. Pertence aos quadros da PricewaterhouseCoopers como auditor e consultor de entidades nacionais e multinacionais de diversos ramos de atividade, desde que se licenciou em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Tem participado em diversos estudos sobre a economia e em particular sobre economia do mar, e tem sido orador convidado em diversos seminários sobre os vários temas económicos e impactos de políticas públicas. Miguel Marques tem trabalhado com diversos líderes e executivos europeus, americanos e asiáticos, ajudando-os a tomar as melhores decisões económicas.

Miguel Marques é autor do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal), que é uma compilação de informação que permite acompanhar, ao longo do tempo, a evolução da economia do mar em Portugal, e que, simultaneamente, possibilita realizar uma análise das tendências e das escolhas que estão a ser efetuadas pelos diversos agentes económicos. O LEME é constituído por informação quantitativa traduzida em índices e por informação que resulta de inquéritos efetuados aos gestores de topo de entidades de referência nos diversos subsectores que operam no âmbito da economia do mar em Portugal.

Miguel Marques tem uma vasta experiência na auditoria e consultoria a empresas e entidades em diversos ramos de atividade e em vários países, sendo que neste currículo detalha os aspetos mais relevantes na área da Economia do Mar.

Detalhe curricular na área da Economia do Mar

Desde que iniciou funções na empresa PricewaterhouseCoopers tem prestado serviços de auditoria e consultoria a diversas entidades públicas e privadas, da área da Economia do Mar, nomeadamente no setor da energia, do turismo, da transformação alimentar, dos portos, dos transportes marítimos, da construção e da reparação naval, entre outros.

As funções que executa permitem-lhe ter um conhecimento profundo do atual estado da economia real relacionada com o mar, não só das dificuldades e dos constrangimentos que as entidades enfrentam, mas também dos casos de sucesso e da excelência que também existem neste setor.

Há cerca de 10 anos, na PwC, iniciou um projeto internacional de responsabilidade social e de profundo estudo na área da Economia do Mar.

Numa primeira fase, o projeto consistiu em estudar o que de melhor se faz em todo o mundo na área da economia do mar, sendo que, ao longo de três anos, interagiu e reuniu com equipas de especialistas de mais de 20 países, principalmente de Portugal, de Espanha, de França, da Inglaterra, da Irlanda, da Holanda, da Itália, da Turquia, da Austrália, da China, do Japão, da Suécia, da Noruega, da Alemanha, da Dinamarca, da Rússia, da Nova Zelândia, de Singapura, dos Estados Unidos da América, do Brasil e da África do Sul, entre outros países.

Após uma fase inicial de estudo e compreensão de diversas questões que afetam a economia do mar, em paralelo com a continuação do estudo da evolução da economia do mar em todo o mundo, iniciou um processo de interação com diversos atores e instituições de referência na área da economia do mar em Portugal e noutros países, com o objetivo de responsabilidade social de contribuir para o desenvolver da economia do mar. Em particular, uma das atividades que promove é o projeto LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar.

O LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal), é uma compilação de informação que permite acompanhar, ao longo do tempo, a evolução da economia do mar, em Portugal e que, simultaneamente, possibilita realizar uma análise das tendências e das escolhas que estão a ser efetuadas pelos diversos agentes económicos. O LEME é constituído por informação quantitativa traduzida em índices e por informação que resulta de inquéritos efetuados aos gestores de topo de entidades de referência nos diversos subsectores que operam no âmbito da economia do mar em Portugal.

Para além do projeto LEME, Miguel Marques, representa a PwC na Oceano XXI e no Fórum Empresarial da Economia do Mar (associações de referência na área da Economia do Mar em Portugal), entre outras associações.

Atualmente, e dentro das diversas funções que exerce na PricewaterhouseCoopers, Miguel Marques é o Partner responsável pelo projeto Economia do Mar em Portugal e pertence à equipa global de especialistas em Economia do Mar.

Adicionalmente, e desde Janeiro de 2013, Miguel Marques é o Presidente do Comité Temático LIDE Economia do Mar, da associação LIDE. Neste comité Temático é o responsável pela iniciativa Prémios LIDE Mar, que visam reconhecer e dar destaque ao mérito e à excelência no mar, para uma valorização sustentável dos seus recursos.

Ao longo deste percurso na área da Economia do Mar, Miguel Marques tem trabalhado com diversos líderes e executivos europeus, americanos e asiáticos para os ajudar a tomar as melhores decisões económicas.

Miguel Marques é também especialista em estudos de impacto económico relacionados com a economia do mar.