Marcelo Crivella

Marcelo Crivella


Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil


Marcelo Crivella nasceu no Rio de Janeiro, em nove de outubro de 1957. É filho único de Mucio e Eris Crivella. Começou a trabalhar aos 14 anos, foi oficial do exército e formou-se em Engenharia Civil. É casado com Sylvia Jane, tem três filhos e dois netos. Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, compositor, cantor e escritor com milhões de livros e CDs vendidos. Foi missionário no Continente Africano, onde morou com a família, por quase 10 anos. Idealizou e construiu a Fazenda Nova Canaã, em Irecê (Bahia), para ser um exemplo de assentamento para a Reforma Agrária Brasileira. A fazenda conta com dezenas de casas; escola que atende 500 crianças em horário integral; piscinas e campo de futebol; clínica médica e odontológica; 100 hectares irrigados para produção de frutas. Isso só foi possível porque Crivella doou todos os royalties dos livros e CDs para construção do Projeto Nordeste.

Em 2002, foi eleito Senador da República pelo do Rio de Janeiro, com 3 milhões e 243 mil votos. No Congresso Nacional, foi vice-líder do Governo Lula e líder da bancada do Partido Liberal. Em setembro de 2005 fundou com o vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, o Partido Republicano Brasileiro - PRB, do qual foi seu Líder no Senado desde então. Em 2010 foi reeleito Senador da República com 3 milhões e 330 mil votos.

Sua atuação política, bem como sua história de vida foram voltadas para o social. Como parlamentar, presidiu a Frente Parlamentar do Pleno Emprego, a Frente Pela Engenharia e a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que apurou os crimes e outros delitos penais e civis praticados com a emigração ilegal, tendo negociado com sucesso a repatriação dos brasileiros presos nos Estados Unidos, onde esteve por três vezes. Assim, apresentou mais de 400 proposições legislativas e já aprovou diversas leis.

O DIAP avaliou Crivella como parlamentar em ascensão. Foi considerado, por levantamento feito pela ONG Transparência Brasil, o 3º Senador com maior número de proposições relevantes em 2010. Em 2011, agora pela revista Veja, foi classificado como o 5º Senador mais atuante do país baseado em pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos sobre o Congresso. Em março de 2012, a convite da Presidenta Dilma Rousseff, passa a integrar o seu governo como Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura.