Manuel António Assunção

Manuel António Assunção


Reitor da Universidade de Aveiro


Manuel António Cotão de Assunção nasceu em Sousel, Portugal, em 1952. Licenciado em Física pela Universidade de Lisboa é docente, na qualidade de Professor Catedrático, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro – UA e integra, enquanto investigador, o Laboratório Associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação-Física de Semicondutores em Camadas Optoeletrónicas e Sistemas Desordenados. O seu percurso profissional inclui uma presença de vários anos no Laboratório de Glass Ceramics da Universidade de Warwick onde obteve o seu doutoramento. É autor do livro «Introdução à Física Quântica e Estatística».

Foi Presidente eleito do Conselho Pedagógico da UA (dois mandatos) e fez parte das equipas dos Reitores Júlio Pedrosa (dois mandatos), Isabel Alarcão e Helena Nazaré (também dois mandatos) onde lhe foram atribuídas delegações de competências muito diversas.

A este capital de experiência de gestão universitária e conhecimento da UA juntou uma vasta experiência internacional. Foi Presidente eleito da EUCEN – European University Continuing Education Network, uma organização com cerca de 200 instituições do ensino superior registada na Bélgica, durante seis anos. Coordenou e participou em inúmeros projetos e ações internacionais, designadamente, nas áreas do desenvolvimento institucional e da gestão estratégica das universidades, da avaliação e garantia da qualidade e da aprendizagem ao longo da vida.

Mais recentemente tem estado muito ligado às questões da relação com a região e com as empresas que levaram, em particular, ao Acordo de Cooperação entre a Universidade e a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e ao estabelecimento do PCI – Parque de Ciência e Inovação, atuando também como perito no âmbito do QREN. Promoveu o estabelecimento da Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro e, sublinhando o seu intenso envolvimento, desde sempre, com a cultura, é Presidente eleito (segundo mandato) da Orquestra Filarmonia das Beiras.

Tomou posse como Reitor da Universidade de Aveiro a 22 de fevereiro de 2010.